#
Donation

Apoio à integração de refugiados e imigrantes

Apoio
Pessoas em reunião

 

Nós do Internacionalistas pela Integração temos como missão facilitar o acesso das pessoas ao conhecimento, para elas possam melhor se integrar à sociedade, e isso inclui os refugiados e imigrantes em vulnerabilidade social.

Pensando em atender às necessidades específicas desta população e levando em consideração as dificuldades que enfrentam para integrarem-se à sociedade brasileira (sejam por barreiras culturais, econômicas e sociais), oferecemos diversos serviços que têm como objetivo empoderar estas pessoas com conhecimento para que se tornem independentes.

 

Serviços oferecidos:

Orientação sobre direitos e acesso a oportunidades

Orientações sobre quais são os direitos e deveres da pessoa na condição de refugiado e imigrante no Brasil, informações sobre como funcionam os sistemas financeiro e bancário no país, uso de serviços financeiros e acesso a crédito. Também serão abordados como tópicos o mercado de trabalho brasileiro, como tirar a carteira de trabalho (CTPS) e as oportunidades de ensino nos diferentes níveis educacionais (Ensino Básico e Superior).

 

Apoio à geração de renda

Sabemos que uma das maiores dificuldades enfrentadas por refugiados e imigrantes quando chegam ao Brasil é encontrar oportunidades de emprego, sejam elas com vínculo empregatício ou via empreendedorismo. Assim, por meio de um workshop abordaremos as diferentes formas e oportunidades para geração de renda, sejam elas: empregos formais e informais, como empreender e ter acesso a crédito, dicas e auxílio para montar um currículo profissional (CV) e se candidatar a vagas de emprego, como tirar a carteira de trabalho (CTPS), uso de redes sociais e networking.

 

Brasil: cultura e sociedade

Neste workshop falaremos sobre a história e a formação da identidade brasileira (o que significa “ser brasileiro”), sua geografia e regionalismos, receptividade e xenofobia. Também trataremos de aspectos econômicos, políticos e sociais, trazendo os principais dados econômicos (como a evolução do PIB nos últimos anos e a relevância econômica de cada estado da Federação), sociais e demográficos (dados sobre renda e perfil da população) e informações sobre o sistema político brasileiro.

 

Feiras Culturais

Nada melhor do que conhecer uma cultura diferente por meio de suas comidas, danças, músicas e filmes, não é mesmo¿ Pensando em promover a diversidade de culturas e povos na sociedade brasileira, promovemos feiras culturais com comidas típicas das diferentes regiões do Brasil e de outros países, promoção de festivais de dança e música e mostra de filmes com debates.